domingo, 31 de julho de 2011

31.07.11 O mundo não acaba na hora em que tudo está para começar




Tudo a postos, organizado e sem stress. 15 Dias de pertenço descanso, que pretendem ser a minha bolsa de oxigénio para o ano que se avizinha. No entanto, foi com a sensação de que me esqueci de qualquer coisa, que parti para o meu destino de férias. Eis se não quando, as agulhas se inverteram, um pequeno encontro com o passado fez-me ver que o mundo não acaba na hora em que tudo está para começar.
A ansiedade ficou de lado e a viagem correu com serenidade. Este foi o primeiro dia do resto de 15.

“Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.”
(Chico Xavier)

sábado, 30 de julho de 2011

30.07.11 Malas, malinhas, sacos e saquinhos




Malas, malinhas, sacos e saquinhos, compras de ultima hora, parece que 15 dias são a própria da eternidade e que tudo nos vai fazer falta. Bem sei que ambicionamos a perfeição e que pretendemos reunir, até ao mais pequeno pormenor, tudo o que eventualmente nos possa fazer falta.
Esta é a parte que para o ano vou ter de melhorar se não mesmo dispensar.

“Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito.”
(Pitagoras)

sexta-feira, 29 de julho de 2011

29.07.11 Férias




Finalmente!
Já cheira a férias.
Um misto de liberdade e de ansiedade. Aquele "é agora" e "depressa que isto acaba num instante". É um estar entre o querer paz e serenidade e o ter falta de ar e impaciência.
Mas é sempre bom começar com um bocadinho de agitação e animação.

“Tão bom viver dia a dia...
A vida assim, jamais cansa...
Viver tão só de momentos
Como estas nuvens no céu...”
(Mário Quintana)

quinta-feira, 28 de julho de 2011

28.07.11 Da Despedida




Da despedida. Não me sai, na ordem do dia, outra coisa da cabeça que não esta.
Hoje foi dia de um olhar diferente sobre o ano que passou e sobre as pessoas que dele fizeram parte. Foi dia de fazer balanços e de fechar mais um ciclo. É nestes dias que dou valor a quem esteve ao meu lado e a tudo o que me aconteceu, é nestes dias que reconheço com mais determinação tudo o que fiz de bom e de mau, tudo o que construí e destruí, tudo o que fez do meu ano um ano diferente. É nestes dias de balanço que começo a delinear a abertura de um novo ciclo. Saem listas, saem desejos, saem vontades, quereres e determinações. Saem culpas, saem arrependimentos, saem remorsos, dores e considerações. Começa a surgir um mundo cheio sonhos novinhos em folha. O tempo que se tem, começa a surtir efeitos e a abrir horizontes. A leitura, as conversas, as pessoas diferentes, a mudança de rotina, de alimentação a atenção que prestamos a tudo o que de novo nos rodeia, a sensibilidade, o descanso, tudo contribui para que dentro de nós acorde uma vida nova.
Para mim existem dois fechos de ciclo num ano, o antes das ferias e a passagem de ano. São as duas oportunidades que tenho de fazer do meu ano um ano melhor que o anterior.
Hoje o dia foi fértil, mais produtivo que qualquer outro fecho de ciclo. Hoje consegui reunir nas minhas 24 horas disponíveis, tudo o que de bom eu tive e ainda tive um bónus, um sentimento de plenitude, satisfação e alegria. Bom, muito bom, tão bom que quero mais. Será que é possível?
Em suma, há sempre um fechar de ciclo seguido de uma pausa para que um outro se abra da melhor forma.

“Toda despedida é dor... tão doce todavia, que eu te diria boa noite até que amanhecesse o dia.”
(William Shakespeare)

quarta-feira, 27 de julho de 2011

27.07.11 Preparativos




Começaram já os preparativos para as férias. Paulatinamente tudo se vai compondo para os grandes dias que se avizinham. Ontem os colchões e logísticas de acampamento, hoje foram as empadas e mais uma catrefada de coisas boas e pouco saudáveis, como croquetes e pastéis de bacalhau, que só entram em casa em dias especiais como estes. Tratar de mim também foi uma prioridade.
As listas sucedem-se como se não houvesse amanha. Esta é a característica mais engraçada dos dias que antecedem os especiais como as férias.

“O segredo da força está na vontade.”
(Giuseppe Mazzini)

terça-feira, 26 de julho de 2011

26.07.11 Insatisfação




O dia de hoje fez-me lembrar aquela anedota em que o Samora M. tem na mesinha de cabeceira dois copos de água, um cheio de água e outro vazio, um para quando tem sede e outro para quando não tem.
Pois a minha vontade é uma e o que posso e devo fazer é outra.
E quando as duas não estão em consonância não há como, a insatisfação instala-se.
O anjo e o diabinho mal comparando, mas sabendo que o mal está dentro deste conceito. É que a tendência é para catalogar a vontade de pecado e os deveres como o comportamento exemplar. Será que a vontade é significado de pecado?

Para quê escrever o que nos vai na alma se antes de nós já houve alguém que o escreveu mil vezes melhor?

“A vontade é impotente perante o que está para trás dela.”
(Friedrich Nietzsche)

“A vida é cheia de obrigações que a gente cumpre por mais vontade que tenha de as infringir deslavadamente.”
(Machado de Assis)

segunda-feira, 25 de julho de 2011

25.07.11 Desistir





Desistir é a palavra correcta. Hoje apetece-me desistir. Estou cansada e sem animo para lutar. Vejo a vida a passar mesmo aos meus pés e eu sem a conseguir agarrar. Falta de coragem?
Quebrar as regras e desistir? Dizem que só custa a primeira vez!

“O mundo está nas mãos daqueles que têm a coragem de sonhar e correr o risco de viver os seus sonhos. “
(Paulo Coelho - As Valkírias)

domingo, 24 de julho de 2011

24.07.11 Coisas boas da vida




Cheiro a Algarve, terra molhada e quente. Um refrescante banho de praia, um fim de tarde inesquecível de bonito. Um “dolce fare niente” ao sabor de um “mojito”, um livro e boa música.
Coisas boas nunca são demais. Às vezes a dificuldade está no desfrutar cada uma no seu tempo. Não ter pressa é uma regra, não ficar ansiosa outra. Palavra de ordem é deixar correr e saborear.

“DA FELICIDADE
Quantas vezes a gente, em busca da ventura,
Procede tal e qual o avozinho infeliz:
Em vão, por toda parte, os óculos procura
Tendo-os na ponta do nariz!”
(Mário Quintana)

sábado, 23 de julho de 2011

23.07.11 Uma vida que não foi vivida mas que foi sentida




Faz hoje exactamente 4 anos, 4 anos de um reencontro que marca uma vida que não foi vivida mas que foi sentida até à exaustão. Encontros e desencontros, historias contadas, poucas vividas, e algumas passadas.
Importante ou talvez não!

“Faça o que for necessário para ser feliz. Mas não se esqueça que a felicidade é um sentimento simples, você pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não perceber a sua simplicidade.”
(Mário Quintana) 

sexta-feira, 22 de julho de 2011

22.07.11 Ser eu




Deixei de saber reagir em determinadas situações. Sei o que faria numa situação normal, sei que não me calaria e sinto que me contrario a toda a hora, fico à toa e deixo de ser eu.
Parece que nada joga a meu favor e a sensação que fica é que deveria reagir com naturalidade e como manda o coração. Em resumo, deveria ser eu e só eu. Odeio esquemas.
Este é o mal de pensar de mais sobre coisas que, em situações normais, nem precisaria de pensar, faria e diria sem medos o que me viesse à cabeça.
É que gerir as nossas expectativas já é difícil por natureza, tentar gerir a dos outros, é complicado e de certa forma impossível, conciliar as duas coisas é impraticável.
Enfim, nada que um dia de praia na comporta não cure.

“Sou como você me vê.
Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania,
Depende de quando e como você me vê passar.”
(Clarice Lispector)

quinta-feira, 21 de julho de 2011

21.07.11 Seal – You get me




O dia correu devagar na expectativa da noite. E a noite correu melhor do que as expectativas formuladas. Não houve nostalgias, nem angustias, não houve faltas de ar, nem tristezas. Foram momentos inesquecíveis que quebraram por completo mais um obstáculo, permitindo-me entrar numa nova etapa da minha existência, muito mais desafogada. Entrei por caminhos que nunca poderia ter entrado antes e permiti-me desfrutar de sentimentos e pensamentos que de outra forma seria impossível.
Foi o concerto certo, no momento certo.
Só houve um senão que me deixou um gostinho amargo na boca, não ter tido o desfecho que esperava ter. Um abraço!

AUSÊNCIA
Por muito tempo achei que a ausência é falta.
E lastimava, ignorante, a falta.
Hoje não a lastimo.
Não há falta na ausência.
A ausência é um estar em mim.
E sinto-a, branca, tão pegada, aconchegada nos meus braços,
que rio e danço e invento exclamações alegres,
porque a ausência assimilada,
ninguém a rouba mais de mim.
(Carlos Drummond de Andrade)

“You get me”

quarta-feira, 20 de julho de 2011

20.07.11 Falta-me tempo




Faltam-me as palavras, faltam-me as ideias, falta-me eu. Falta-me a inspiração, falta-me o alento, falta-me a minha musa.
Hoje a roda-viva deixou-me nua de pensamentos. Fiz tanta coisa que nem tive tempo para pensar no sabor da vida. É claro que houve coisas muito boas e boas, mas acontece que de vez em quando elas ficam escondidas atrás de tantas outras maçadoras e enfadonhas que se sobrepõem por alguma razão. A culpa é da falta de tempo para as digerir. Estes dias cansam e não deixam marcas, mas existem e são os pontos de comparação com tantos outros fantásticos e cheios de sumo. Ainda bem que existem!

“Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos.”
(William Shakespeare)

terça-feira, 19 de julho de 2011

19.07.11 Dias que deviam ficar na memória para sempre




Eu gostava de ter o poder de emoldurar alguns dos meus dias. Bem! Não propriamente os dias por inteiro… Há passagens que eu dava de barato e outras que guardava bem guardadas, bem catalogadas e devidamente documentadas, para recordar e relembrar coisas boas sempre que me sentisse mais triste.
Este foi um dos dias que me deveria ficar na memória para sempre, como um dia especial e bem passado, cheio de passagens que deveriam ficar imortalizadas pelo prazer que me deram, pelo conforto que me proporcionaram, pela alegria que ofereceram, em suma pelo gosto que causaram.

“ O que passou, passou, mas o que passou luzindo, resplandecera para sempre.”
(Goethe)

segunda-feira, 18 de julho de 2011

18.07.11 Dia de cinema




Que espectáculo! Não me lembro de rir assim com nenhum filme, ainda para mais um filme que não é, de forma nenhuma, o supra-sumo da batata . A nossa pré-disposição para as coisas da vida é a grande responsável pelos nossos comportamentos e pelo nosso estado de espírito, este sim, era o melhor. O filme não foi assim tão engraçado quanto isso, mas a minha boa disposição estava estampada na minha cara, na minha alma, no meu coração.
Às vezes fico pasmada com o pouco que preciso para ser feliz!

“É fácil amar os que estão longe. Mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao nosso lado.”
(Madre Teresa de Calcutá)

domingo, 17 de julho de 2011

17.07.11 À velocidade da luz




Os dias passam à velocidade da luz e este fim-de-semana não foi excepção. Quando dei por mim já tinha sido. Um bocadinho de iniciativa, um bocadinho de abalada, um bocadinho de criatividade, um bocadinho de poder de encaixe e puff…. Já passou!
E se olhar para trás o céu continua azul, o sol continua a nascer. E a Lua, linda, continua a aparecer a seguir ao Sol.


“Passou a diligência pela estrada, e foi-se;
E a estrada não ficou mais bela, nem sequer mais feia.
Assim é a ação humana pelo mundo fora.
Nada tiramos e nada pomos; passamos e esquecemos;
E o sol é sempre pontual todos os dias.”
(Alberto Caeiro)

Nota: Gostei de ter encontrado esta frase que está tão em consonância com o meu pensamento de hoje!

sábado, 16 de julho de 2011

16.07.11 Caparica




Quando deixei de fumar um dos conselhos que recebi foi, muda os teus hábitos e a tua rotina e vais ver que deixa de haver o naquele dia, naquela hora e naquela esquina.
Deixa de haver aquela hora porque a esquina é diferente e deixa de ser naquele dia porque a hora não é a mesma e tudo se torna muito mais fácil porque se deixa de estimular a vontade.
Assim, aprendi que quando é preciso "esquecer", ou quando se deve "deixar" qualquer coisa morrer dentro de nós é preciso mudar. Mudar radicalmente a nossa estrutura de vida, a nossa rotina, não deixar que as lembranças entrem por nós a dentro e nos dominem o pensamento.
Não é fácil, primeiro porque muitas vezes somos os primeiros a não querer mudar ou esquecer e a tendência é para repetir os passos, entrar na lembrança na tentativa de reencontrar o perdido e de sentir o passado, mesmo sabendo que é de todo impossível
Sim, mudei! Sim, faço coisas que dantes não fazia! Sim, vou a sítios que nunca tinha ido! Sim, a minha vida mudou! Mudou e muito! Mudou proporcionalmente à dor que senti!

“De longe te hei-de amar - da tranquila distância em que o amor é saudade e o desejo, constância.”
(Cecília Meireles)

sexta-feira, 15 de julho de 2011

15.07.11 Quando precisamos de tempo é na rotina que o encontramos.




Finalmente uma rotina. Acordar, trabalhar, ir para a ginástica, jantar e dormir. Não que eu goste de rotinas assim porque sim, mas de vez em quando sabem-nos bem, de vez em quando precisamos delas, para ter aquela sensação de que conseguimos dominar a vida, o nosso corpo e a nossa mente.
Quando precisamos de tempo, é na rotina que o encontramos. O piloto automático é ligado dando azo a outras paragens, a outras andanças, a outras viragens e a cabeça organiza-se na falta de pensamento

“Eu gosto de rotina.”
(Andy Warhol)

quinta-feira, 14 de julho de 2011

14.07.11 “Passei tão perto e senti-as tão longe”




Quando nos perdemos sentimo-nos desorientados e pequeninos. Hoje senti-me perdida. Perdida num mundo grande onde as pessoas estão tão perto e tão longe.
Apesar de ter sido um dia cheio de coisas boas, apesar de me sentir bem, de sorrir, de ter feito coisas que gosto de fazer, apesar de ter preenchido cada segundo de pensamentos bons. Bem lá no fundo senti-me sozinha. Passei tão perto das pessoas de quem gosto e sentia-as tão longe.
O que, mais uma vez, me faz pensar que as coisas boas só são efectivamente muito boas se tivermos alguém com quem as partilhar. Só assim são realmente vividas.

“Amar é querer estar perto, se longe; e mais perto, se perto.”
(Vinícius de Moraes)

quarta-feira, 13 de julho de 2011

13.07.11 “O passado nunca passa”




O passado nunca passa”, já diz um livro sábio que tenho cá por casa.
Passado que é passado, não passa. É imortal, é inabalável, não morre.
É importante que o que fica, fique de feição, seja de jeito, não minta. É importante que se faça história, mesmo que seja só a nossa, é importante que fique o nosso assentamento, o nosso testemunho. De mim nem pó existirá, da minha obra ficará o que aqui registo.

“The past is never dead. in fact, it’s not even past. “
William Faulkner

terça-feira, 12 de julho de 2011

12.07.11 Esquecer é difícil




É mesmo verdade, vida sem inspiração não é vida, vida sem paixão não é vivida.
Nestes dias, em que tudo me passa por cima, em que sou forte, em que a indiferença é a minha arma e o não sentir a minha defesa, tudo parece andar. Não há gosto, não há falta de ar, não há amor, não há fome.
Estes dias, pura e simplesmente, são.
Deles não fica memória, deles não sai chão para pisar, deles não fica passado.

"Lembrar é fácil para quem tem memória. Esquecer é difícil para quem tem coração."
(William Shakespeare)

segunda-feira, 11 de julho de 2011

11.07.11 A Reabrir aos Poucos




A diferença entre estar e não estar é muito grande. Há quem esteja muito, há quem esteja pouco, há quem não esteja.
A diferença é tão grande que há quem saiba quem somos e quem nos perca porque sim.
Mas nunca há só uma verdade!
Pode ser que esteja enganada.

“Raramente a verdade é pura, e nunca é simples.”
(Oscar Wilde)

domingo, 10 de julho de 2011

10.07.11 É Triste




Fico zangada comigo porque sem querer espero e eu já espero tão pouco hoje em dia e mesmo assim do pouco nada sai. É triste!

“Tears are words the heart can't express”

sábado, 9 de julho de 2011

09.07.11 Fechado




FECHADO PARA BALANÇO
Aproveito para ver, ouvir, ler e pensar. Pensar muito!

“Os espelhos são usados para ver o rosto; a arte para ver a alma.
(George Bernard Shaw)

sexta-feira, 8 de julho de 2011

08.07.11 Saldo nem positivo nem negativo, triste.




Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem tu és. Neste caso é mais diz-me com quem estás e dir-te-ei que porte tens e como te comportarás.
Sei por mim. Quem está ao meu lado influência em muito o meu comportamento. É certo que não deixo de ser eu, mas é certo também que os meus comportamentos se adequam e adaptam ao meu papel do momento.
Parece hipocrisia mas é a realidade. A envolvente condiciona o nosso comportamento.
Quando a altivez da segurança entra em acção, as atitudes para o resto do mundo passam a ser firmes, altivas, distantes, despreocupadas, desinteressadas até.
Quando a duvida e ou o medo anda no ar a postura é de sedução ou de submissão, aceitação, preocupação, interesse.
Compreendo. Aceito. Fico triste.

“The unreal is more powerful than the real, because nothing is as perfect as you can imagine it.”

quinta-feira, 7 de julho de 2011

07.07.11 Dias que sabem bem!




Há dias em que os astros se unem para nos entregar as sensações melhores que conhecemos.
São os dias que sabem melhor, aqueles que nos são dados de mãos beijadas, sem querer e sem pedir. É ir e deixar as sensações entrarem, os sentimentos fluírem, as palavras voarem.
É bom!

Geralmente:


“We're so busy watching out for what's just ahead of us that we don't take time to enjoy where we are.”
(Calvin & Hobbes)

quarta-feira, 6 de julho de 2011

06.07.11 Don’t block your dream




Assunto não falta. O que me passa pela cabeça a toda a hora é brutal
A quantidade de emoções, de sentimentos, sensações que surgem em cada laivo de pensamento é um mundo. Esta cabeça não pára! O que, diga-se, nem sempre é bom.
Mas há assuntos que não passam de laivos, outros que deixo caminhar e ir mais além, há ainda os que me apetecia deixar rolar mas que sinto serem "perigosos", os que não quero mas que teimam e insistem em ficar, os que sem dó nem piedade deito para trás das costas, os que ...
Por isso, hoje, deixei o pensamento construir o seu caminho, pedra por pedra num conjunto de interacções lógicas e de equações que não tiveram outro resultado se não aquele que me conviesse. Nele 2 + 2 foram, até igual a 5.


“You block your dream when you allow your fear to grow bigger than your faith.”
(Mary Manin Morrissey)

terça-feira, 5 de julho de 2011

05.07.11 "Não trates como prioridade quem te trata como uma opção!"




Por mais que me custe, às vezes preciso mesmo de redefinir as minhas prioridades. O que eu gosto nem sempre é o melhor para mim, o que eu preciso nem sempre é o que eu quero, o que me faz falta nem sempre é o que tenho.
Não é fácil chegar a esta conclusão porque aquilo que pensamos que poderá ser e aquilo que achamos que podemos conseguir são muito mais poderosos do que aquilo que vai acontecendo na realidade.

“Never allow someone to be your priority while allowing yourself to be their option”
(Desconhecido)

segunda-feira, 4 de julho de 2011

04.07.11 Desligada




Desligada do mundo não espero nada.
Do nada surge tudo o que eu quiser.
Basta pedir, basta querer.
Basta tão só, pensar.

"Todo mundo é capaz de dominar uma dor, exceto quem a sente."
(William Shakespeare)

domingo, 3 de julho de 2011

03.07.11 Venham eles!




Não vale de grande coisa estar zangada e triste com a vida. Ou por outra, vale sim, mas pelo tempo certo. Porque é bom lembrar que houve dias espectaculares, companhias especiais, momentos fora do vulgar a que mais ninguém teve acesso se não nós e que foram tão bons que deixaram saudade. Os “rewind” servem para isso mesmo, por os pontos nos iiii e perceber o valor de cada momento vivido.
Agora acabou, é preciso dar tempo ao tempo e arranjar espaço a outros momentos igualmente únicos e bons e acima de tudo só meus. Venham eles!

"Para poder rir verdadeiramente devemos estar disponíveis para apanhar a nossa dor e brincar com ela."
(Charlie Chaplin)

sábado, 2 de julho de 2011

02.07.11 Oca




Por os pensamentos para trás das costas e empurrar os problemas com a barriga foi o que fiz hoje durante todo o dia. De vez em quando não é mau esquecer quem somos. É uma boa forma de termos saudades de nos encontrar de novo.

“Os homens que procuram a felicidade são como os embriagados que não conseguem encontrar a própria casa, apesar de saberem que a têm.”
(Voltaire)

sexta-feira, 1 de julho de 2011

01.07.11 De mal com a vida




De mal com a vida.
Zangada? Triste? Não sei! Uma mistura bem grande das duas coisas!
Não é muito frequente estar de mal com a vida. Mas há dias como este em que me pergunto, o que é que aconteceu com as coisas boas que eu tinha na vida? Onde está o que eu tinha? Será que um dia vou conseguir o que quero?
Por momentos deixei de ser agradecida pelo que tenho e passei à fase de Calimero.
Há alturas em que temos mesmo de chorar, de fazer o luto por aquilo que deixamos de ter e resolver, cá bem no fundo, os nossos medos interiores, as nossas tristezas, as nossas ânsias, as nossas nostalgias.
Estou tão zangada! Estou mesmo triste!

“Uma vida não questionada não merece ser vivida.”
(Platão)