sábado, 30 de abril de 2011

30.04.11 Bucelas




Oh descanso merecido! Papas boas e descanso, em companhia de boa gente, sem constrangimentos, nem acanhamentos, mal-estares ou retraimentos.
É bom poder estar, sem pensar!

"Aprendi que amigos a gente ganha mostrando quem somos."
(Herman Melville)

sexta-feira, 29 de abril de 2011

29.04.11 Tabus



Nada como viver um dia de cada vez. Nada como nos sentirmos bem-dispostas. Nada como estar com pessoas bem-dispostas e confiantes. Pensei e decidi estar. Afinal rir não tira bocado, estar bem-disposta não ocupa lugar, falar não é ofensa, beber um copo de vinho não é pecado, dizer disparates não é sinónimo de estupidez, estar numa situação diferente não é um crime.
O facto é que ainda há muitos tabus na minha cabeça e tudo isto me faz sentir pouco à vontade o que aparentemente pode ser visto e sentido, pelos que me acompanham, numa perspectiva diferente e isso incomoda-me. Às vezes deixo-me envolver por estas percepções, enfio-me no meu canto e deixo de viver. Resultado saio a perder. Medos!
O facto é que não tenho nada a perder e por isso posso viver e sentir o que me apetecer sem ter de dar nem pedir satisfações. Era bom que o conseguisse, seria bem mais feliz.

“Apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é, por si só, uma vida.”
(Séneca)

quinta-feira, 28 de abril de 2011

28.04.11 Tive medo deste dia




Tive medo deste dia, ainda sinto o estremecimento a passar-me pelo corpo. Mas o pior já passou. É como nas tempestades. Enquanto duram não se sabem os estragos, depois de passadas é tratar dos feridos, enterrar os mortos e fazer o luto enquanto se limpam os destroços e se constroem as muralhas.


"O que quero de ti não é palpável"
(Desconhecido)

quarta-feira, 27 de abril de 2011

27.04.11 Hoje foi o dia.




Sem precedentes. Um dia muitas vezes é marcado por um pequeno grande acontecimento.
Hoje foi o dia.

“Beijo não mata a fome, mas abre o apetite...”
(Pedro Rapoula)

terça-feira, 26 de abril de 2011

26.04.11 Pensamento/Correr




O pensamento é melga. Martela até dizer chega e dá-nos cabo da paciência. Não tem limites nem barreiras, corrói, escarafuncha, magoa.
Já tenho alguns métodos para o fazer afastar, geralmente inconscientes, mas nem sempre dão certo, principalmente quando parece que gosto de o ouvir. Masoquismo? Hummm! Parece-me que todos nós temos um bocadinho deste componente malvado que nos leva tantas vezes ao desespero.
Quanto aos famosos métodos utilizados para afastar o pensamento são alguns e variados e entram em acção mal a consciência nos começa a incomodar. Aí dou comigo guiar mais rápido, a pôr a música mais alto, a cantar, falar alto, a bater com as mãos e a fazer ritmos, mas o mais grave é que no outro dia dei comigo a correr. A correr… É que, enquanto forem todas as outras opções a coisa ainda marcha, mas correr? Devia estar a querer afastar o pensamento muito depressa!
Há uma frase que define bem este meu estado de espírito de não querer ouvir o pensamento:

"Cala-te pensamento se não mato-te"
(Desconhecido)

segunda-feira, 25 de abril de 2011

25.04.11 Promessas




Pior do que promessas não cumpridas são expectativas criadas e traídas.


“A vida fica bem mais fácil se você mantém baixas as expectativas de todo mundo.”
(Calvin and Hobbes)

domingo, 24 de abril de 2011

24.04.11 Páscoa



Nunca senti a Páscoa como uma grande festa. O Natal para mim sempre foi muito mais enigmático, vivido, misterioso, conotado com família e com religião.
Percebi que a Páscoa não era vivida com a mesma intensidade do Natal. Não havia deslocações para ver a família, não havia mistérios, surpresas, rituais, preparativos. Mas, hoje olhando para os meus filhos apercebi-me que a Páscoa pode ser tão ou mais mágico que o Natal. Tudo depende da forma como o vivemos e como o contamos. E quando digo tudo, é tudo. Assim, tudo depende das expectativas que criamos, da felicidade contagiante, do entusiasmo, dos preparativos, da boa disposição, das toilettes, dos rituais, das histórias, das lendas, das tradições, enfim da intensidade que queremos passar.
Nós conseguimos influenciar o imaginário de quem vive ao pé de nós, é bom que se tenha esta máxima sempre presente em cada momento da nossa vida.

“Influenciar uma pessoa é dar-lhe a nossa própria alma.”
(Oscar Wilde)

sábado, 23 de abril de 2011

23.04.11 Festa




Festas são comemorações. Comemorações são alegrias. Logo festas são alegrias.
É bom ver pessoas que não se vêm todos os dias, é bom rir como não nos rimos todos os dias, é bom ter conversas que não se têm todos os dias, é bom recordar, é bom conviver.
Festas são boas formas de encontrar amigos, de falar em assuntos hà tanto guardados e perdidos.
É bom sentir que temos amigos, é bom podermos ser nós sem filtros, é bom podermos ser fúteis de vez em quando, ter conversas superficiais, não ter de ser inteligentes.

“Uma coisa é certa, que é o fato de não podermos dar nada por certo; sendo assim, não é certo que não podemos dar nada por certo.”
(Desconhecido)

sexta-feira, 22 de abril de 2011

22.04.11 Descanso




Oh dia sem história!
São dias como os outros, têm coisas boas como os outros, mas não fazem história como os outros.
Às vezes apetece fechar para descanso do pessoal!

“Não acrescente dias a sua vida, mas vida aos seus dias.”
(Harry Benjamin)

quinta-feira, 21 de abril de 2011

21.04.11 Rescaldo




Ainda no rescaldo de ontem.
É bem verdade quando se diz que “com o mal dos outros podemos nos bem”.
Como é que é possível ver os outros passarem por situações que eu já passei e não conseguir sentir nada do que “era suposto” e ainda ter o desplante de conseguir ter este discernimento tão malvado.
Pensei e pensei e acabei por perceber, que talvez não seja tão malvado assim. Talvez seja a razão pela qual nos conseguimos ajudar uns aos outros nas alturas chamadas de difíceis.
Será que estes pensamentos surgem só para nos sentirmos desculpados?

“É importante acreditar que a mão de Deus nem sempre dá o que queremos, mas dá sempre o que melhor nos serve.”
(José F. Machado)

quarta-feira, 20 de abril de 2011

20.04.11 Saudades




Já dizia Bob Marley que “Saudade é um sentimento que quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.”

Quando as saudades apertam, o coração fica nostálgico. O exercício diário é tentar esquecer para conseguir viver mas, de vez em quando, é bom o exercício contrário. Lembrar e relembrar, ler e falar, rir e chorar as pessoas ausentes, pois só assim as imortalizamos.
Hoje, esse exercício foi duro.

“…Saudade é sentir que existe o que não existe mais...
Saudade é o inferno dos que perderam,
é a dor dos que ficaram para trás,
é o gosto de morte na boca dos que continuam...”
(Pablo Neruda)

terça-feira, 19 de abril de 2011

19.04.11 Vírgula




Mais um dia sem igual. Pacato, divertido, diferente.
Se fica ou não fica na memória o tempo o dirá. Mesmo assim arriscaria a acreditar que fica.
Só que há sempre uma vírgula em tudo o que é bom e hoje a vírgula foi o dia ter acabado.

“Minha vida está nos meus poemas, meus poemas são eu mesmo, nunca escrevi uma vírgula que não fosse uma confissão.”
(Mário Quintana)

segunda-feira, 18 de abril de 2011

18.04.11 Compasso de Espera




Esperar é um martírio. Passar um dia inteiro à espera não é um martírio é tortura chinesa, um desespero, uma inquietação.
Esperar quer dizer aguardar e sei lá mais que sinónimos se podem dar a esta palavra! O mais engraçado é que fui dar uma espreitadela e dei de caras com uma outra palavra que não me pareceu muito óbvia, pelo menos assim à primeira – acreditar, crer.
Ora esperar não é acreditar. Esperar é de uma ansiedade imensa e acreditar, é uma esperança infinita… E foi este o pensamento que me atraiu. Foi este o pensamento que me fez perceber que só espera quem acredita e só quem acredita pode esperar. A bem da verdade esperar e acreditar têm sim, muito uma da outra.
Não sei bem o que esperei nem porque esperei, sei que esperei. Será um sinal de que acredito em alguma coisa?

"Outro sinal de se estar em caminho certo é o de não ficar aflita por não entender; a atitude deve ser: não se perde por esperar, não se perde por não entender."
(Clarice Lispector)

domingo, 17 de abril de 2011

17.04.11 Vida




Tempos houve em que as lágrimas não caiam e as gargalhadas se inibiam, ate mesmo o sorriso não era igual, andava escondido e de poucas falas. Tempos houve em que eu não sentia pela vida aquela paixão desmedida que me fazia ser eu a cada minuto dela.
Mas a vida afinal não morreu. Aqui e ali começa a despontar uma gargalhada, um sorriso, uma vontade. Aqui e ali aparece um pensamento, uma frase, um poema. Aqui e ali surge uma lágrima, um sentido, uma paixão.
Ela está cá!

“Enquanto não superarmos
a ânsia do amor sem limites,
não podemos crescer
emocionalmente.

Enquanto não atravessarmos
a dor de nossa própria solidão,
continuaremos
a nos buscar em outras metades.
Para viver a dois, antes, é
necessário ser um.”
(Fernando Pessoa)

sábado, 16 de abril de 2011

16.04.11 Sê todo em cada coisa…




Acordei alegre, introspectiva, pensativa, com vontade de criar, de deitar para fora o meu eu sem pensar, deixa-lo sair porque sim, sem críticas, sem exigências, sem censuras, sem imposições. Deixar rolar. E foi assim que pensei em pegar na minha máquina de fotografias e ir. Ir e tirar as fotografias que me chamassem e depois, no fim, ver os efeitos. De vez em quando chega a ser surpreendente.
É difícil mas é preciso confiar e acreditar no que se pensa e no que se faz. Há sempre alguma coisa de positivo em cada coisa que fazemos acontecer, quanto mais não seja há sempre um eu lá metido que nos surpreende e nos faz respeitar o ser de nós que às vezes vimos sair.
Gosto de dizer estas coisas, gosto de me tentar auto-convencer que tudo isto é verdadeiro e real. Assim como assim obrigo-me a interiorizar.

"Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive."
(Ricardo Reis)

sexta-feira, 15 de abril de 2011

15.04.11 Colhe o Dia




Diria que o “Poder do aqui e agora” entrou na baila outra vez.
Não há como de vez em quando puxar alguns conceitos para fora e pensar um bocadinho neles. O mais engraçado é que de repente se vê o que se puxou por todo o lado, o que me faz acreditar que o poder da nossa mente é inacreditavelmente grande. Ou então que as coincidências são imensas.

“Colhe o Dia, porque És Ele
Uns, com os olhos postos no passado,
Vêem o que não vêem: outros, fitos
Os mesmos olhos no futuro, vêem
O que não pode ver-se.

Por que tão longe ir pôr o que está perto —
A segurança nossa? Este é o dia,
Esta é a hora, este o momento, isto
É quem somos, e é tudo.

Perene flui a interminável hora
Que nos confessa nulos. No mesmo hausto
Em que vivemos, morreremos. Colhe
O dia, porque és ele.”

Ricardo Reis, in "Odes"
Heterónimo de Fernando Pessoa

quinta-feira, 14 de abril de 2011

14.04.11 Ponto final





Já dei voltas e voltas e mais voltas e chego sempre à mesma conclusão, há coisas que se têm de ultrapassar sem olhar para trás. Esquecer e ponto final. Hoje dói-me a mim, amanha vai doer a alguém. É assim…
Por mais que se queira, quando se morre para determinado assunto, morreu, depois de partido o elástico, já não há volta a dar, tanto para uma ponta, como para a outra. Não sei porque insisto em tentar ressuscitar o que não tem vida possível. Bem sei que as circunstâncias mudam… Bem sei que é sempre aquela tentação…Bem sei que é difícil aceitar que perdemos…
A vida é uma rede e quando ela se parte, pode-se e deve-se tentar arranjar mas já não é a mesma coisa. 

“Estou tão assustada que só poderei aceitar que me perdi se imaginar que alguém me está dando a mão.”
(Clarice Lispector)

quarta-feira, 13 de abril de 2011

13.04.11 Sensaborão




Dia bonitinho. Tudo lindinho, no sítio certo sem surpresas, sem encantos, sem entusiasmos. Não sei se era assim que deviam ser todos os dias. Verdade, verdadinha é que foi tudo muito sensaborão.

“Adoramos a perfeição, porque não a podemos ter; repugna-la-íamos, se a tivéssemos. O perfeito é desumano, porque o humano é imperfeito.”
(Fernando Pessoa)

terça-feira, 12 de abril de 2011

12.04.11 Noites loucas de verão




Acho que nem no Verão temos noites como esta que esteve hoje. Boa disposição, muita música e boa companhia, nem pinga de vento e um calorzinho deveras sensual. Já cheira a Verão, já apetece Verão, que venha o Verão.
Hoje o coliseu esteve ao rubro, Simone foi a estrela e eu a iluminada. Adorei!

“A música oferece às paixões o meio de obter prazer delas.”
(Friedrich Nietzsche)

segunda-feira, 11 de abril de 2011

11.04.11 Nostalgia do Dia de Ontem/Flor Amarela vs Flor Azul




Ah dia inesquecível! Não sei de que forma guardar este dia quase perfeito. Dele sobrou a nostalgia de um dia que dificilmente será superado. Ora aqui está bem clara e visível a minha velha e boa nostalgia do dia de ontem.
Claro está, que não podia deixar de ter visto em mim aquele filme que tantas vezes se instala na minha vida, que se chama “Notting Hill”. Este filme conta a história de “Will, dono de uma livraria especializada em guias de viagem, e recebe a inesperada visita de uma cliente muito especial, a estrela de cinema Anna. Dois ou três encontros mais tarde, Will e Anna iniciam um relacionamento terno, engraçado, cheio de idas e vindas” e repleto de gafes.
Sim Gafes!
Gafes!
Gafes fazem parte do meu dia-a-dia. Que posso eu fazer se não rir ou chorar e esperar que nada se tenha estragado para sempre.

“Acordei hoje com tal nostalgia de ser feliz. Eu nunca fui livre na minha vida inteira. Por dentro eu sempre me persegui. Eu me tornei intolerável para mim mesma. Vivo numa dualidade dilacerante. Eu tenho uma aparente liberdade mas estou presa dentro de mim.”
(Clarice Lispector)

domingo, 10 de abril de 2011

10.04.11 Pasmaceira total.




Oca.
Completamente vazia de pensamentos.
Não foi sono, não foi cansaço.
Foi simplesmente pasmaceira.
Aproveitei para apreciar e me deixar surpreender com o meu trabalho de ontem. Fotografias giras, cheias de movimento e cor e principalmente cheias de mim.

"A fotografia é uma forma de ficção. É ao mesmo tempo um registo da realidade e um auto-retrato, porque só o fotógrafo vê aquilo daquela maneira."

sábado, 9 de abril de 2011

09.04.11 Dia de Fotografia




Dias que passam sem que se dê por isso são dias bem passados. Uma viagem a outras realidades, um passeio cheio de cor, um registo calmo e simpático. Destes dias guardamos as coisas boas como as gargalhadas, as sensações como o calor ou o frio, os sabores, os cheiros, as paisagens.
As fotografias não foram planeadas, foram saindo ao sabor do vento. Conseguiram registar direitinho, tudo o que senti. Se tivessem sido pensadas não teriam saído melhor.

“A Fotografia eterniza momentos.
A Poesia eterniza sentimentos.
A Fotografia é a Poesia da imagem.
A Poesia é a fotografia das sensações.”
(Desconhecido)

sexta-feira, 8 de abril de 2011

08.04.11 Expectativas




Como se põe expectativas num momento do dia e como morrem num só ping. Pior, como arrastar os pensamentos e deixar entrar as desilusões. Há dias assim. Fazem-se histórias, inventam-se palavras, criam-se esperanças, abrem-se sorrisos e tudo se desvanece em menos de um segundo, deixando um dia inteiro em vão.

“A esperança é o sonho do homem acordado.”
(Aristóteles)

quinta-feira, 7 de abril de 2011

07.04.11 Primavera




Estou como o tempo
Primavera é com certeza
Tão cheia de tudo
Tão intensamente cada coisa

Março e Abril de convicção
Chegaram e não partiram
Manhas de paz, tardes de inquietação
Entre mil chuvas de pensamentos…

“Março, marçagão, manhãs de Inverno, tardes de Verão” -- “Abril, águas mil”
(Provérbios)

quarta-feira, 6 de abril de 2011

06.04.11 Não há culpa maior...




Não há culpa maior do que me deixar levar pela vontade. Verdade é que é na vontade que se esconde a satisfação e é na satisfação que se vê a felicidade. A Culpa vem por acréscimo é nela que se entende o que se devia ter vivido ou nela que se percebe o que se devia ter deixado trancado.
Mas tudo a seu tempo…

“Não há culpa maior / do que entregar-se às vontades / não há mal maior / do que aquele de não saber contentar-se / não há dano maior / do que nutrir o desejo de conquista.”
(Lao-Tsé)

terça-feira, 5 de abril de 2011

05.04.11 Baixei os Braços




Finalmente baixei os braços e entreguei os pontos.
É calar, não falar, sorrir, andar em frente. É chorar, esconder, não dar a conhecer e tentar viver. E é finalmente apreciar, deixando passar, sem pisar, sem agarrar, sem estragar.

" Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui para diante vai ser diferente."
(Carlos Drummond de Andrade)

segunda-feira, 4 de abril de 2011

04.04.11 Acontece




E quando menos se espera, acontece.
É, e será sempre assim.

“No fundo de um buraco ou de um poço, acontece descobrir-se as estrelas.”
(Aristóteles)

domingo, 3 de abril de 2011

03.04.11 Passeios...




Nada como um passeio diferente e surpreendente.

“Um dia de chuva é tão belo como um dia de sol.
Ambos existem; cada um como é.”
(Fernando Pessoa)

sábado, 2 de abril de 2011

02.04.11 Equilíbrio




Não sei como explicar todos os meus medos, não sei como dizer o que sinto e porque sinto. Sei que nada dura para sempre, nem as coisas boas nem as coisas más, isto dá-nos a certeza de que um dia arranjaremos um equilíbrio que nos permita ser feliz.

“Não se Diz ao Triste que se Alegre”
Luís Vaz de Camões, in "Cartas"

sexta-feira, 1 de abril de 2011

01.04.11 Amigos?




Infelizmente a maior parte dos assuntos da vida dos adultos não se resolvem assim!


“Amigos
- Já fizeram as pazes?
- Já.
- Como é que foi?
- Eu disse-lhe olá.
- E ele?
- Disse olá.
- E depois...?
- Fomos brincar.
- Não falaram sobre a vossa zanga?
- Não havia nada para falar... Já não estamos zangados.
(Inês Teotónio Pereira)